segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Valores

Após uma abordagem prática visando alguns fatos negativos que vinham se repetindo na turma, fizemos um pequeno workshop sobre o tema Valores, na oficina de Orientação de Estudos e Leitura, registrando a partir disso algumas ideias:

Ato de violência, ato de amor e o que é mais importante na vida da gente!
         A violência já dominou muitas pessoas. Na ideia delas tem muito rancor, ódio, raiva. A violência não se constrói só no chute ou na rasteira, mas no jeito de olhar, no jeito de tratar mal as pessoas; isso constrói um ódio na alma e no coração. Antes de xingar ou dar um tapa em alguém, pense em como a pessoa pode se sentir, converse com ela e ajude-a.
       O ato de amor e carinho é muito bom para que as pessoas possam viver melhor. Este é feito através do olhar bondoso que as pessoas têm sobre você. A verdade é que amor, carinho e felicidade, expressos através de beijos e abraços, fazem com que a pessoa que os recebe se desenvolva de maneira mais feliz, tenha amor ao próximo e trate a todos com carinho.
      A coisa mais importante da nossa vida não é o carro que compramos na semana passada, nem o aparelho de televisão que ganhamos da nossa mãe; o mais importante é como sentimos o amor, como na história que meu pai me contou: o mais importante na nossa vida pessoal é a família, os amigos... Como eu que estou narrando este texto, eu amo minha mãe como eu amo meu pai, meus amigos, enfim todas as pessoas que me amam do jeito que eu sou!
Amanda Moura - Turma B (5º ano)


“Não pode agredir, nem chutar e nem ignorar! Pode amar para sempre!”

Matheus Guilherme Pacheco - Turma B (4º ano)


Sentimentos
        Tristeza é quando alguém morre, ou te olha com olhar estranho; ou quando te chamam de um palavrão que você não gosta e não se sente bem. Ódio é quando você mesmo, ou qualquer outra pessoa fala mal de você e você fica com ódio desta pessoa, mas não deve nunca fazer o mal, pois o mal pode voltar para você!
       O bem para mim é quando eu estou com a minha família, com meus colegas, meus professores. Eu me sinto feliz quando brinco com minha família e com meus amigos.
       Podemos encontrar violência em todos os lugares: na escola, nas ruas. Mas precisamos ter respeito uns pelos outros e acreditar em nosso coração, só assim conseguiremos melhorar as coisas.
Tássila Bittencourt de Oliveira – Turma B (4º ano)

Profª Pauline Leidens

Nenhum comentário:

Postar um comentário